Portal de Fornecedores
O relacionamento com Fornecedores requer especial atenção para evitar que as contratações e relacionamentos sirvam, indevidamente, à prática de ilícitos, devendo haver respeito mútuo entre os Fornecedores e a ESSENTIA, visando a uma parceria sustentável e estratégica de longo prazo.
Visando mitigar riscos na contratação, a ESSENTIA inclui na minuta contratual com seus parceiros de negócios cláusulas específicas de (i) anticorrupção e adesão ao Código de Ética da ESSENTIA; (ii) ausência de conflito de interesse e obrigação de declara sua existência e (iii) responsabilidade socioambiental.
Condições Gerais de Contratação
Condições Gerais de Empreitada
Condições Gerais de Fornecimento
Além disso, o processo de contratação de terceiros conta com um formulário de cadastro e anticorrupção, por meio do qual o terceiro é solicitado a prestar informações específicas sobre seu próprio programa de integridade e declarar potencial existência de conflito de interesses.
Em atenção ao disposto no Decreto nº 8.420/2015, para contratação e/ou renovação de contratos com fornecedores considerados de alto risco, a ESSENTIA realiza robusto processo de Due Diligence de Integridade, procedendo avaliações de riscos de integridade, como, por exemplo:
- Verificação de possíveis riscos financeiros, tributários, legais e de governança
- Identificação de participação de Agentes Públicos ou Pessoas Politicamente Expostas – PEP
- Pesquisa na mídia em nome da empresa e de seus sócios sobre desvio de condutas éticas, práticas de corrupção ou envolvimento em situações antiéticas e ilícitas
- Verificação de listas restritivas estrangeiras e nacionais
- Pesquisa no Portal da Transparência para consulta ao Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas (CEIS) Cadastro Nacional de Empresas Punidas (CNEP) e o Cadastro de Entidades
- Quando possível: Pesquisa de reputação junto a concorrentes: devendo ser questionado se o contratado teve conduta ética adequada
- Quando possível: Pesquisa de reputação junto a outros clientes: procurar referência no mercado (indicações, informações de outros clientes)
Políticas
Política de Sustentabilidade e stakeholders
Política de Doações e Patrocínios