Essentia Energia

Menu Intranet

Portal de Fornecedores

O relacionamento com Fornecedores requer especial atenção para evitar que as contratações e relacionamentos sirvam, indevidamente, à prática de ilícitos, devendo haver respeito mútuo entre os Fornecedores e a ESSENTIA, visando a uma parceria sustentável e estratégica de longo prazo.

Visando mitigar riscos na contratação, a ESSENTIA inclui na minuta contratual com seus parceiros de negócios cláusulas específicas de (i) anticorrupção e adesão ao Código de Ética da ESSENTIA; (ii) ausência de conflito de interesse e obrigação de declara sua existência e (iii) responsabilidade socioambiental.

Condições Gerais de Contratação

Condições Gerais de Empreitada

Condições Gerais de Fornecimento

Condições Gerais de Serviços

Documentos Mínimos para Prestadores de Serviço

Requisitos de SSMA da Contratante

Regras de Ouro de SSMA

Além disso, o processo de contratação de terceiros conta com um formulário de cadastro e anticorrupção, por meio do qual o terceiro é solicitado a prestar informações específicas sobre seu próprio programa de integridade e declarar potencial existência de conflito de interesses.

Em atenção ao disposto no Decreto nº 8.420/2015, para contratação e/ou renovação de contratos com fornecedores considerados de alto risco, a ESSENTIA realiza robusto processo de Due Diligence de Integridade, procedendo avaliações de riscos de integridade, como, por exemplo:

  • Verificação de possíveis riscos financeiros, tributários, legais e de governança
  • Identificação de participação de Agentes Públicos ou Pessoas Politicamente Expostas – PEP
  • Pesquisa na mídia em nome da empresa e de seus sócios sobre desvio de condutas éticas, práticas de corrupção ou envolvimento em situações antiéticas e ilícitas
  • Verificação de listas restritivas estrangeiras e nacionais
  • Pesquisa no Portal da Transparência para consulta ao Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas (CEIS) Cadastro Nacional de Empresas Punidas (CNEP) e o Cadastro de Entidades
  • Quando possível: Pesquisa de reputação junto a concorrentes: devendo ser questionado se o contratado teve conduta ética adequada
  • Quando possível: Pesquisa de reputação junto a outros clientes: procurar referência no mercado (indicações, informações de outros clientes)

Políticas

Política de Sustentabilidade e stakeholders

Política de Doações e Patrocínios

Política de Transações com Partes Relacionadas

Política Conflito de Interesses

Código de Ética

Política Anticorrupção

Política de Reporte de Denúncias e Não Retaliação