A Essentia tem 100% de sua capacidade instalada proveniente de fontes renováveis, com a energia solar, eólica e hidrelétrica.
Com capacidade de geração estimada em 474 MW, o projeto Sol do Sertão, localizado na Bahia, conta com oito usinas, mais de 1 milhão de módulos bifaciais, 9 mil rastreadores e 122 inversores, ocupando uma área de mais de 1 mil hectares.
Já o Complexo Eólico Ventos de São Vitor, também localizado na Bahia, possui capacidade de geração estimada em 465 MW, com 75 aerogeradores em uma área de 125 hectares. Outro ativo eólico é o Complexo Chapada Branca, localizado nos municípios de Marcolândia/PI e Parazinho/RN possui capacidade de geração de 600 MW.
As PCHs estão divididas em 7 cidades nos estados de Goiás, Bahia e Rio de Janeiro, contando com uma potência de 167 MW de capacidade de geração de energia renovável.
Para manter a excelência operacional dos nossos ativos, com a aquisição do complexo Chapada Branca, a companhia incorporou o centro de operações cujo objetivo é operar os ativos remotamente, por meio de monitoramento, manutenção e planejamento, incluindo logística de peças de reposição.
O propósito da Essentia Energia é gerar negócios de alta rentabilidade, no mercado de energia renovável, com eficiência na gestão, no desenvolvimento, na implantação, na operação e na comercialização.